top of page
Buscar
  • Foto do escritorVestibulando

Covid 19

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Coronavírus



A Covid 19 é uma doença infecciosa causada por um tipo de coronavírus, o SARS-COV-2.

A contaminação pode ser direta, através de gotículas de saliva e/ou spray ou indireta, por objetos contaminados. Por esse motivo que o uso de máscaras, para evitar a disseminação de gotículas, e de álcool em gel, para descontaminar superfícies, se faz necessário.

Os sintomas podem variar de pessoa pra pessoa e podem incluir hiposmia (perda da sensação de cheiro e gosto), febre, tosse seca, falta de ar e, em casos mais raros, diarreia, náuseas e vômito. Nos casos graves, há o desenvolvimento de pneumonia e/ou insuficiência respiratória.

Diferente do que muita gente pensa, a Covid 19 não é simplesmente uma doença respiratória, mas sistêmica, pois os estudos tem mostrado que vários sistemas são acometidos pelo vírus.

Não há tratamento eficaz comprovado cientificamente, apesar de várias pessoas acreditarem na eficiência da cloroquina e ivermectina, porém, os testes clínicos não mostraram eficiência para nenhum dos dois (https://canaltech.com.br/saude/coronavirus-remedio-tratamento-noticias-168269/).

Várias vacinas já estão em testes no mundo, algumas delas, inclusive, estão sendo testadas no Brasil, porém, entre os testes e a produção em grande escala há um tempo grande pra considerarmos. Especialistas afirmam que grande parte da população mundial só terá acesso à vacina em, aproximadamente, 12 meses.(https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/07/21/interna-brasil,873815/vacinas-contra-a-covid-19-so-devem-chegar-a-toda-a-populacao-em-12-mes.shtml)



 

Autor: Dr. Sirnoel Quaresma

Doutor em Genética e Biologia Molecular

Professor do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - IFPA


35 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page